Uma discussão que vem pegando fogo no fandom desde o inicio de Super Megaforce e porque não de Megaforce, são as presenças de alguns Super Sentais não adaptados dentro da temporada. Não sabe o que é Super Sentai?
Super Sentai: É uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. A franquia deu inicio com Goranger e mais tarde em 1992 o Super Sentai Zyuranger seria adaptado para em 1993 estrear como "Mighty Morphin Power Rangers".
Himitsu Sentai Goranger (1975) |
O detalhe é que de Zyuranger (Mighty Morphin Power Rangers) para trás, existiram 15 esquadrões que nunca foram adaptados para o mercado norte americano, alguns deles populares no Brasil (Changeman, Flashman, Maskman e Goggle V).
Super Sentai em Power Rangers: Não é a primeira vez que os "Super Sentais" aparecem em Power Rangers. É só voltar no tempo, mas especificamente em "Dino Trovão" para encontrar diversas referências. Inclusive comentamos ela aqui no site, onde aparece no laboratório de Tommy Oliver, diversas pastas com os símbolos dos Super Sentai e no episódio "Achados e perdidos na tradução" onde os Rangers assistem a um episódio de "Abaranger" contrapartida japonesa de Dino Trovão.
Power Rangers SPD e Goranger |
Outra referência rápida é em Power Rangers SPD, onde vemos um porta retrato com o primeiro esquadrão da história, Himitsu Sentai Goranger (imagem à cima).
Super Sentai em Megaforce / Super Megaforce: Os primeiros Super Sentais a aparecerem em "Megaforce" foram nos flashbacks de Troy (Ranger Vermelho), obvio que muitos pensaram que havia sido erro de edição (inclusive nós ainda achamos que seja) mas os eventos que ocorreram na temporada seguinte pareceram provar o contrário.
"New Powers" |
Dairanger já tinha planos para aparecer em Power Rangers, lá na época de "Galáxia Perdida", onde seriam retratados como uma equipe do passado. Mas a ideia foi descartada e apenas o morfador da série foi usado para o Defensor Magna.
A Saga dos Sentais que realmente não foram adaptados: Curiosidade ou não, os episódios que tiveram a presença de esquadrões "inéditos", foram escritos por Jason Smith, conhecido pelo papel de Casey de "Fúria da Selva" que também é fã dos super heróis japoneses (Basta acessar o Twitter do cara pra perceber).
Jason Smith escreveu os seguintes episódios de Super Megaforce (até agora):
- Blue Saber Saga (Episódio 03)
- Samurai Surprise (Episódio 05)
- Power of Six (Episódio 09)
Com exceção do terceiro episódio, todos os outros dois tiveram a presença de Super Sentais e não foram selecionados aleatoriamente. O episódio "Samurai Surprise" na versão original japonesa tem a presença das seguintes equipes:
- Dairanger
- Flashman
- Maskman
- Liveman
- Denjiman
- Goranger
Versão americana cortou "Liveman" mas em outra cena usou "Flashman". |
"Por essa vocês não esperavam" frase da Emma ao se transformar em Flash Pink. |
A versão americana cortou Liveman, Goranger e Denjiman colocando no lugar cenas originais americanas. E deu espaço somente para Maskman, Flashman e Dairanger (estranho não?).
Jake usa a chave do "Green Flash" em tomada americana |
Em "Power of Six", Jake se transforma em Flashman, mas com uma peculiaridade: A cena em que o herói pega a Ranger Key é totalmente americana, o que não faria sentido, já que a Saban poderia simplesmente pegar a cena de "Gokaiger" e colocar no lugar. E ainda continua com Jake falando: Eu tenho um Flash Punho, referência obvia a série japonesa.
O que podemos concluir até agora? Parece que a Saban está arriscando mesmo. Colocar cenas de Super Sentai podendo cortá-las é um risco, se não souber aproveitar os novos personagens e introduzi-los de alguma forma em um futuro próximo (esperamos que seja em Super Megaforce). As cenas colocadas em Super Megaforce foram propositais e isso fica evidente que existe algum propósito por traz disso tudo. Ciara Hanna ainda comentou na Power Morphicon 2014 que era uma honra vestir os uniformes japoneses.
Mas qual seria?
Deixe as suas impressões nos comentários.
28 Comentários
Super mega force um lixo , mal adaptada isso sim u.u
ResponderExcluirfaça melhor
ExcluirBabaca, como se vc fizesse.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProvavelmente terá conexão com o no novo filme q focará na origem da franquia
ResponderExcluirEu já achoque é mais pelo merchan com o jogo de 3DS, aonde usamos as chaves para desbloquear algumas roupas no game.
ExcluirE com o advento dos dlcs, mais roupas seriam desbloqueadas com isso.
Depois de analisar o artigo, dá pra perceber mesmo que a parada está sendo feita de propósito. Então provavelmente isso vai ser explicado - nem que seja de forma rasa - ou na guerra lendária, ou no novo filme. Eu inicialmente fiquei chateado ao ver, mas agora tanto faz. Não tenho muito o que reclamar, já que não pago nada por esse tipo de conteúdo, rsrs. Só posso gostar ou não gostar.
ResponderExcluirSuper Megaforce é muito louca, a adaptação é sensacional. E para a franquia é muito importante...
ResponderExcluirAnsioso pelos próximos episódios....
era pra adaptar sem esse negocio de 2 anos ai seria melhor
ExcluirAinda acho que é uma preguiça da Saban, de querer cenas inéditas pra temporada e cortar tempo de gravação a mais. Pura preguiça, essa temporada achei uma das mais fracas, só vou voltar a ver quando tiver a guerra lendária.
ResponderExcluirNão vou imaginar se Changeman fosse aparecer em Super Megaforce, acharia até bom. Mas os puristas de sentai, como são chamados, poderiam ficar fera de raiva.
ResponderExcluirConcordo amigo, ia ser legal, assim como acho fantástico ver Flashman misturado com Power Rangers, ainda acho Flashman o melhor Sentai que passou por aqui.... E repito: Saban sempre soube fazer Power Rangers e nada é por acaso... O que falta é simplesmente uma explicação plausível, mas em várias temporadas houveram coisas sem explicação, como por exemplo os poderes dos Rangers se extinguirem e na próxima temporada ou vários anos depois os mesmos Rangers aparecerem morfando, ou também todo mal ser eliminado pelo poder do Zordon quando o Andros estilhaçou a câmara vital dele, e surgirem vilões dizendo que tem anos e anos e anos de existência, enfim... Quem é fã de verdade sabe dos erros que sempre houveram, e ainda assim aceitam como algo explêndido. Não entendendo porque tem pessoas que ficam crucificando o Megaforce sendo que outras temporadas também tiveram "falhas", entendam, nunca vai ser perfeito, até porque tem Sentai que é ruim também.... Simples assim...
ExcluirNa verdade Power Rangers é cheio de icognitas das quais nem o universo explica...e o mais intrigante deles, pra mim, até hoje, é do pescador Antonio ter conseguido criar sua própria roupa e armas usando a "tecnologia" de um aparelho celular...e cade os recursos concretos?? tsc tsc,
ExcluirChangeman apareceu nessa tosqueira e ficou uma porcaria como sempre toda série dessa tosqueira e
ExcluirPutz digitei e n foi, vamos lá novamente.
ResponderExcluirA principio sou fã de Tokusatsu e Power Rangers (que n deixa de ser tb). Eu estou adorando ver os Sentais. Se a Saban explorar isso devidamente, vai ficar muito foda. Se não vou considerar como uma bela homenagem. Estou gostando como um todo de PRSMF. Foi interessante abrir uma discussão sobre isso. Ah teve mais uma referencia: Em RPM o ônibus que eles usam se chama Go-Onger (A série original na qual ela foi adaptada). E a "desculpa"(Explicação até o momento) que eles liberariam novos poderes com o modo lendário nunca antes vista me convenceu.
Concordo com você amigo, é disso que eu tô falando. Temos que aproveitar sem tantas críticas. Todos somos fãs da mesma coisa, e mesmo tendo opiniões diferentes temos que saber separar os Sentais da TOEI e os Rangers da Saban, são coisas diferentes, um é original e o outro é adaptação e não cópia... Tudo que passou até agora no Super Megaforce pra mim é plausível pois é um mundo onde tudo pode acontecer e ainda não há explicação sobre tudo o que vimos até hoje, afinal nem sabemos quem é Zordon e nem o que houve no passado. E nunca haverá explicação total sobre o mundos dos Rangers da Saban, afinal a história se desenrola a cada temporada, e mesmo sendo temporadas distintas, todas vem do mesmo universo... É simples...
Excluirmais a pior coisa foi adaptar dois sentais que nao tem nada a ver numa serie so gokaiger e goseiger era pra ter separado ficou meio sem logica
ExcluirJá parou pra pensar que o único modo de ver os Sentais exibidos no Brasil novamente será através de Power Rangers? Rs (Emissora pequena e exibição obscura n conta).
ResponderExcluirÉ verdade o que vc disse, mas isso pode mudar logo... A Shout! Factory, distribuidora da Saban, está com um projeto de lançar o Zyuranger fora do Japão, imagina se faz sucesso e as emissoras daqui se interessam, vai ser sensacional, e todos esses Sentais que eles tem mostrado seja pra ver a aceitação do público e deixá-los curiosos pra saber quem são? E assim eles lançam e obtém sucesso... Como sempre digo, a Saban sabe o que faz...
ExcluirBem, foi até interessante tocarem nesse assunto, pois eu fiquei confuso quando vi tanto Sentai não adaptado aparecendo nos episódios. Acho até cabível pensar que a Saban pode estar preparando algo inusitado a ser desvendado até o final da temporada, mas ao meu ver, está mais pra uma edição mau feita, já que, não faz sentido, até então, reaproveitar tais cenas que não acrescentam em nada a historia dos Power Rangers desde a sua estreia. E por sinal, jamais intenderei o por quê da produção querer economizar tantas cenas assim (e quase inaceitável o fato de dubles fazem 98% das cenas em que os rangers aparecem transformados, já que os atores também sabem lutar). Sem contar que, pra quem não viu, já assisti a batalha lendária japonesa e aparecem todos os super sentais (a mesma que aparece nos sonhos de Troy) e em contra partida, a Saban gravou apenas com os Rangers adaptados...quer dizer, isso vai dar algum xabú? Vão misturar as cenas?! See in the next episodes.
ResponderExcluirGustavo, acho que é impossível ser erro de edição, afinal se tem uma coisa que o Sr. Haim Saban ama, é Power Rangers... Acredito que é uma maneira de introduzirem alguns Sentais diferentes pensando em lançamentos futuros no ocidente assim como vão fazer com Zyuranger que a Shout! Factory vai lançar. Eles pretendem deixar os fãs curiosos e aí lançar e ganhar dinheiro... Vai ser legal se chegar até aqui dublado..
ExcluirComo assim? Zyuranger será produzido novamente, é isso? To confuso com tudo isso, e a saban poderia dar pistas.
ExcluirEntão Gustavo, o Sentai original será distribuído fora do Japão, até hoje somente e quase exclusivamente somente o Japão passa Sentais por causa dos contratos com a Saban, e também por falta de interesse das emissoras em exibir um programa "genérico" (na cabeça das emissoras) igual Power Rangers. Mal sabem eles que é o contrário e Power Rangers é que são Adaptações, enfim, a empresa Shout! Factory que é uma distribuidora da Saban vai lançar o Zyuranger fora do Japão para o ocidente, e talvez quem sabe pode chegar aqui pra nós, vamos orar!!! Então por isso que acho que eles colocarem outros Sentais antes à Zyuranger pode ser pra criar uma curiosidade nos fãs, e em seguida lançar aquele respectivo Sentai original pra ganhar uma grana entendeu? Bom, é o que eu acho, e eles sempre visam lucro, então essa é a única razão lógica, pois quando eles se tranformam nos "Rangers Especiais", eles sempre fazem uma piadinha e tal, por isso acho que não é erro de edição....
ExcluirEntão Thiago, é até cabível pensar que seja um estratégia de marketing por parte da Saban, já que em mais de 30 anos, muitas pessoas nunca ouviram falar ou viram alguns dos super sentais não adaptados que estão aparecendo em PR. Pode haver a possibilidade deles estarem esperando uma aceitação do publico americano (principalmente) em cima dos sentais pra poderem lançar pros lados de cá do globo, seria ótimo! Eu adoraria ver muitos desses super sentais dublados, já que desde a minha infância o único que realmente vi dublado foi Changeman (mesmo tendo conhecimento em VR tropers, Esquadrão Winspector e Jiraya), e poder conhecer as demais temporadas seria o máximo! Apesar que, depois que descobri um canal no youtube com super sentais dublados, fiquei super empolgado pra assistir, a começar o Daeranger...só que ao mesmo tempo muita coisa não bate Thiago, que na batalha lendaria, pelo que entendi, a Saban não vai usar as cenas do Japones (pelo menos não as que aparecem, por exemplo, Goggle V, maskman...), e sim a americana, gravada com os atores de lá, etc. E em contra partida eles mostram agora essas cenas com super sentai não adaptados. é dificil ter um posicionamento quanto o isso. O jeito é aguardar e ver o final.
ExcluirAh galerinha, hoje Os Cavaleiros do Zodíaco completam 20 anos de exibição aqui no Brasil. Uma data simbólica e histórica!!!!!!!!!
ResponderExcluirEles tinham uma boa série para adaptar,mas infelizmente não souberam utilizar nada mesmo e na ´época da Saban/Disney eles sabiam fazer cenas americanas lutas em si,coisas que eles não fazem hoje,pode ser orçamento sei la ,mas Super megaforce ta deixando a desejar e muito pra uma série comemorativa!
ResponderExcluirSó uma coisa, alguns sentais foram exibidos nos EUA, como Changeman, Flashman, Bioman, etc..
ResponderExcluirtalvez as escolhas de passar batido é apenas para mostrar.. "hey esses ae eram daqueles seriados japoneses"
Sério que esses passaram por lá?? Eu não sabia, já que, O Saban no começo não havia conseguido levar Zyuranger pra américa devido a não aceitação de heróis japoneses por aqueles lados, sendo assim, fazendo com que Saban adaptasse a mesma.
Excluir